terça-feira, 31 de agosto de 2010

o Extase de Santa Teresa

Já passavam largas horas desde que Teresa assistiu o pôr do sol no topo da torre oeste do mosteiro de S. Euclides na Áustria. Ela repetia esse ritual todos os dias fugindo às constantes chamadas da Madre que anunciava que estava na hora do jantar. Todos os dias, Teresa, se encantava com o maravilhoso espectáculo de cores proporcionado pela perfeita junção da grandiosa esfera celeste, com os longos prados de flores, com as suas cores a brilhar em tal uníssono que, a ver dela, só podia ser atribuído a um acto divino. Mas, já à algum tempo, ela sentia-se estranha, um certo vazio. Apesar de rodeada por toda aquela beleza, algo na sua escolha de servir o Senhor e dedicar todo o resto da sua vida mortal a Ele, purificando-se para ser a sua esposa perfeita, não a estava a agradar, o vazio crescia a cada dia que passava, mas naquele dia, naquele dia tinha sido diferente como que um prenunciar do que lhe iria acontecer.




Teresa encontrava-se no seu quarto, já tinha tratado das suas preces e foi um pouco à janela pedir inspiração para os seus sonhos às estrelas que iluminavam o céu celeste. Não à Lua, pois essa tinha desaparecido, há dias que vinha a ser engolida pelo vazio da escuridão, apesar de tudo, Teresa sabia que a Lua apenas estava noutro lado, e que hoje era dia de Lua Nova, um novo começo, o vazio tinha atingido o seu limite, estava na hora de se encher. E com este pensamento Teresa deitou-se, cerrando os olhos, continuando a pressentir que algo iria acontecer.



Para um mero viajante, ver um mosteiro daqueles no meio de um prado tão longínquo era algo estranho, no entanto, devido à sua fama era rapidamente ignorado. Não por ter má fama, mas por simplesmente ser um dado garantido, a menos que precisasse de um sítio para passar a noite nenhum viajante lhe daria grande importância. Mas tudo isso iria mudar depois desta noite.



Já passava pouco das 3:00, todo o mosteiro estava silencioso, todos dormiam, até Teresa, estava profundamente num sonho onde via um mundo estranho governado por cavalos de metal com rodas e cheio de gigantes cubos de vidro, mas no meio disto tudo, sentiu uma vontade de acordar. Ao abrir os olhos, viu que todo o seu quarto estava iluminado, como se de dia fosse, ignorou essa primeira impressão, até que a ideia lhe atingiu o mais profundo do seu subconsciente, e ela levantou-se da cama. À sua frente, a imagem que mudou toda a sua vida e com ela a história do mosteiro de S. Euclides.



- Teresa... - disse-lhe a voz do ser iluminado que lhe aparecia à frente.

- Chegou a minha hora senhor?

- Não, venho aqui para encher o teu vazio, já o tens sentido à algum tempo. Deus ouviu as tuas preces e encarregou-se de me enviar para te ajudar.



Teresa, um pouco incrédula com a situação, esfregou os olhos para tentar acordar daquilo que só podia ser um sonho, mas não resultou, o ser iluminado ainda se encontrava à sua frente.



- E como pensas encher o meu vazio?

- Deus entregou-me esta lança para que possa satisfazer o teu mais eterno desejo.



Teresa não sabia o que pensar, só quis fechar os olhos e rezar, e entregar-se à sua morte. O Anjo, apontou para o seu ventre, e lançou a lança. Contudo, Teresa não sentiu o seu ventre a ser trespassado mas sim a sua zona sagrada, que reservara toda a sua vida para servir Deus quando o momento fosse o certo. A sua primeira ideia foi que a sua santidade e pureza estava a ser violada, mas por um servo do seu Senhor, a seu pedido, tal como ele lhe tinha dito, para satisfazer os seus desejos mais íntimos. E quando finalmente se apercebeu, reparou que esses desejos estavam a ser mesmo realizados. O acto durou algum tempo, e no fim ela sentia-se como que rejuvenescida, o seu vazio tinha sido preenchido, e logo por um ser iluminado, um Anjo, um servo do seu Deus. Ela levantou-se para o agradecer, mas já ele tinha partido, então deitou-se e deixou-se adormecer.



Na manhã seguinte, Teresa contou o seu encontro à Madre, que duvidando o sucedido decidiu viajar com ela até ao Vaticano para poder confidenciar o "milagre" a alguém capaz de o compreender. O êxtase de Santa Teresa, tornou-se um dos contos obscuros escondidos pela Igreja. Bernini revelou-o numa escultura, aquela que acompanha este artigo, e agora eu revelo-a a vocês, embora com muitos dados alterados pelo bem da ficção, esta história conta na sua mais pura semelhança o encontro de Santa Teresa com o Anjo que mudou a sua vida e encheu o seu vazio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário